Vacina da dengue

Vacina da dengue terá prioridades para faixas etárias

NOTÍCIAS

Nesta segunda-feira (15), foi informado pelo Ministério da Saúde que a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com a vacina contra a dengue será priorizada. A campanha de vacinação está prevista para iniciar em fevereiro deste ano.

O Brasil deve ter a disponibilidade estimada em 2024 é de até 6 milhões de vacinas, considerando que a aplicação ocorre em duas doses. Assim, um máximo de 3 milhões de pessoas será contemplado neste ano.

A faixa etária de 6 a 16 anos será priorizada, sendo que dentro desse intervalo será decidido qual grupo terá prioridade, levando em consideração as discussões sobre hospitalizações. Qualquer avanço fora desse grupo não será considerado.

A definição sobre qual faixa etária e grupo será o ponto de partida para a vacinação, assim como a quantidade de doses a ser distribuída aos estados, será feita na semana seguinte, em uma reunião agendada para quinta-feira (25).

Embora o Brasil seja o pioneiro mundial na oferta do imunizante pelo sistema público, enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses disponíveis.

SUS oferece tratamento para menopausa

A vacinação inicial deverá ser direcionada a crianças e jovens foi antecipada pelo Blog da Julia Duailibi.

O imunizante Qdenga, contra a dengue, foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma e teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, sendo incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Só em 2023, foram registrados 1,6 milhão de casos de dengue e 1.094 mortes. Este ano, os casos já ultrapassam 10 mil, com sete mortes sob investigação.

O que é um prolapso da válvula mitral?

Quanto à quantidade de doses, a Takeda poderia entregar aproximadamente 5 milhões de doses de fevereiro a novembro. Entretanto, esse número representa uma menor cobertura populacional, considerando a necessidade de duas doses para o ciclo completo. O Ministério da Saúde está em negociação para receber doações, o que poderia elevar o total de doses para 6 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *