Sofrer com calorões por causa da chegada da menopausa não é raro. Esse sintoma atinge uma em cada três mulheres brasileiras de acordo com um estudo médico britânico.
Mudanças de humor, cansaço, sudorese e insônia também podem afetar mulheres que estão parando de menstruar.
“É um calor que queima o rosto, parecendo que eu enqueime a cabeça dentro de um forno e que ela vai torrar e ela não… e começa a escorrer um suor absurdo”,afirmou empresária.
Síndrome Disfólica: saiba o que é e como tratar!
Pra tentar amenizar esses sintomas, muitas mulheres passam a tomar suplemento de progesterona, que junto com o estrogênio. Esse é um dos hormônios femininos que diminuem no corpo da mulher com a menopausa.
A reposição hormonal é um dos tratamentos feitos sob orientação médica. Além de também ter a opção do uso de fitoterápicos e os antidepressivos, que tratam os sintomas mais severos.
O SUS oferece esses tratamentos nas unidades básicas de saúde e também com médicos da família. Por isso é imprescindível procurar o médico que faz acompanhamento para poder se ver se ela tem mais alguma alteração, algum problema de saúde que pode se complicar nesse período.
Entre as brasileiras, a menopausa chega em torno dos 49 anos. Porém, essa idade varia de acordo com vários fatores como genética e hábitos de vida.
A menopausa é declarada quando a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruar.
O projeto Menopausando, da Faculdade de Medicina da USP promove educação e saúde para mulheres nessa transição, desde a prevenção.
Estar com os exames em dia, uma boa alimentação, atividade física, auxilia na qualidade de vida e auxilia também no alívio dos sintomas da menopausa.